SEDOP

• Escrito por NTI

CONSELHO DAS CIDADES DO ESTADO DO PARÁ REALIZA 6ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES

A 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Pará, foi realizada na cidade de Belém, entre os dias 11 a 13 de dezembro de 2017 e contou com expressiva participação de todos os segmentos envolvidos com as questões do Desenvolvimento Urbano do Estado. Nesse ano, os trabalhos foram estruturados sob o LEMA “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” e a partir do TEMA: “A Função Social da Cidade e da Propriedade”.

A solenidade de abertura oficial da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Pará contou com a presença de representantes do Poder Público municipal, estadual e federal, além de representantes da sociedade civil e membros da Coordenação Executiva do evento que compõem o CONCIDADES-Pará. O Secretário Executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas – SEDOP e Presidente do CONCIDADES-PARÁ, Sr. Ruy Klautau de Mendonça, que na oportunidade representou o Exmo. Sr. Simão Robison Oliveira Jatene, Governador do estado do Pará, abriu os trabalhos agradecendo a participação de todos e, em seu discurso, destacou a responsabilidade administrativa da SEDOP com o Conselho. Segundo ele, em 10 anos de criação esta é a sexta conferência, um dos poucos estados a conseguir o objetivo. Ponderou, por fim que esse evento se reveste, portanto, de suma importância do respeito do Governo JATENE ao garantir a participação popular na cogestão administrativa em prol do alcance das melhorias nas políticas públicas de desenvolvimento urbano no Estado do Pará.
A plenária confirmou a eleição das sessenta e uma entidades que irão compor o Conselho no triênio 2018/2020 e a eleição dos sessenta e dois delegados que estarão representando o Pará na versão nacional no próximo ano.
A secretária executiva do Concidades/Pará, Bernardete Costa, reafirmou o interesse do governo estadual em realizar a 6ª Conferência, observando que o estado foi o primeiro a executar uma conferência municipal, realizada em Concórdia do Pará. “A conferência foi pautada pelo esforço conjunto de todos os segmentos, com apresentação de propostas de acordo com a realidade dos municípios que venham contribuir para o desenvolvimento urbano”.