Obras do Canal do Tucunduba começam em março

Obras do Canal do Tucunduba começam em março Featured

Sem dúvida, a obra vai reduzir consideravelmente o problema de alagamentos nas áreas de baixada dos bairros do Marco, Terra Firme e Guamá”, explica o titular da Seidurb, Luciano Lopes Dias. Sem dúvida, a obra vai reduzir consideravelmente o problema de alagamentos nas áreas de baixada dos bairros do Marco, Terra Firme e Guamá”, explica o titular da Seidurb, Luciano Lopes Dias. Thiago Araújo/Ag. Pará

Até o final do mês de fevereiro, a Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) dará início à execução das obras de retificação da macrodrenagem da Bacia do canal do Tucunduba, em Belém. O projeto de Saneamento Integrado do Tucunduba consiste na correção do canal que inicia na Passagem São Domingos e termina na Travessa Vileta. “A licitação para a obra, lançada dia 30 de dezembro, vai acontecer no dia 4 de fevereiro e esperamos até o final desse mês autorizar a ordem de serviço para a obra como um todo, que compreende mais de três quilômetros de canal, com vias urbanizadas e pavimentação asfáltica. Sem dúvida, a obra vai reduzir consideravelmente o problema de alagamentos nas áreas de baixada dos bairros do Marco, Terra Firme e Guamá”, explica o titular da Seidurb, Luciano Lopes Dias.

Segundo ele, o canal existente terá suas dimensões alteradas e um aumento de sua capacidade de vazão. O projeto prevê obras de de pavimentação asfáltica ao longo das duas marginais do canal, constituídas por sete metros de pista de rolamento com duas faixas de tráfego, ciclofaixa com 1,50m e calçada com essa mesma medida, em ambos os lados. A rede de distribuição de água, com extensão de mais de oito mil metros, atenderá a faixa ao longo das margens do canal, o que beneficiará cerca de 600 domicílios.

Também será executada a drenagem pluvial com uma extensão de mais de três mil metros de rede. O projeto contempla ainda a construção de 15 pontes e cinco passarelas. As pontes terão estrutura em concreto, com duas faixas de tréfego e passeio com guarda-corpos em ambos os lados. Já as passarelas serão constituídas de estrutura metálica.

Remanejamento – Para a construção de toda a obra, será necessária a desapropriação de mais de mil imóveis. Na etapa que já foi licitada, haverá o remanejamento de 29 imóveis. “Os processos de desapropriação e indenização estão sendo tratados com muita cautela, com o apoio das Secretarias de Assistência Social e de Justiça e Direitos Humanos”, informa o titular da Seidurb.

Os moradores que serão diretamente atingidos pela obra estão esperançosos com as melhorias que estão por vir. A dona de casa Maria Trindade, 62 anos, construiu a casa dela há mais de 20 anos à margem do canal do Tucunduba, na ponte da Jabatiteua, entre a avenida Cipriano Santos e a Passagem 27 de dezembro, uma das áreas mais atingidas pelos alagamentos. Com o projeto de saneamento integrado, será instalada no local uma ponte de concreto com pista de rolamento, faixas de trafego e passeio e guarda-corpo. “Hoje eu digo que moro praticamente dentro da lama, por isso acho que esse projeto poderá trazer melhorias para todos nós. Estou com a esperança de ter uma vida melhor depois dessas obras”, diz.

A aposentada Sônia Maria Silva, que mora no mesmo perímetro, conta que já recebeu a visita de assistentes sociais e engenheiros da obra que a alertaram sobre a necessidade do remanejamento. “Eles vieram aqui, conversaram e nos explicaram sobre os benefícios da obra. De nossa parte queremos manter uma boa relação para que todos possam sair ganhando”, afirma. A Bacia do Tucunduba é formada pelos canais do Igarapé do Tucunduba, Lago Verde, Caraparu, 2 de Julho, Mundurucus, Gentil Bittencourt, Nina Ribeiro, Santa Cruz, Cipriano Santos, Vileta, União, Leal Margins e Angustura.

O projeto contemplará a construção de 15 pontes e passarelas, a citar:

Pontes:

Canal Caraparú