Governo e prefeituras discutem Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMB

Os municípios que compõem a Região Metropolitana de Belém (RMB) vão buscar soluções coletivas para os problemas relacionados ao desenvolvimento urbano das cidades. Esse é o objetivo do Acordo de Cooperação Técnica assinado, na manhã desta quarta-feira (25), entre o governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), e as sete prefeituras da RMB: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Isabel e Castanhal.

Os gestores das cidades pretendem criar um Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado para a Região Metropolitana de Belém, com modelo de gestão compartilhada. Para o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, é fundamental buscar soluções compartilhadas, principalmente em três áreas: coleta e destino final dos resíduos sólidos, transporte urbano e saúde. “Com certeza essa pauta é emergencial para qualquer discussão metropolitana. Na saúde e no transporte, por exemplo, o adensamento populacional provoca um efeito dominó e acaba sobrecarregando o atendimento na capital”, destacou o prefeito.

A secretária de Obras, Noêmia Jacob, informou que com a edição do “Estatuto de Metrópole”, em janeiro de 2015, todas as prefeituras e o governo do estado precisam definir de que forma serão executadas funções públicas de interesses comuns, ou seja, que extrapolam o universo de uma única prefeitura. “Cada município tem seu plano diretor, seu plano de saneamento, de mobilidade, mas precisamos fazer com que os planos ‘conversem’, para encontrar soluções coletivas para problemas comuns. Isso é o que chamamos de plano integrado, esse é o nosso desafio”, disse ela.

Parceria – A mesma preocupação também foi compartilhada por Manoel Pioneiro, prefeito de Ananindeua. Ele lembrou os desafios do governo do Estado para implantação do BRT Metropolitano, obra fundamental para melhoria da mobilidade urbana. “Enquanto o BRT de Belém avança e já está com as obras bem adiantadas, os outros municípios da RMB ainda dependem da autorização do governo federal para liberação das obras na Rodovia BR-316, que vão melhorar o transporte urbano para nossa população”, disse Pioneiro.

Também participaram do evento os prefeitos de Santa Bárbara, Ciro Goes e de Santa Isabel, Gilberto Pessoa. O município de Marituba foi representado pelo secretário de planejamento, Antônio Coutinho. Benevides também marcou presença com o secretário de Planejamento, Cláudio Lago. E Castanhal foi representado por Adalberto de Moraes Filho, secretário de Planejamento.