Obras do Tucunduba avançam com asfaltamento das pistas laterais do canal

“Antes isso aqui era só ponte, não passava carro, alagava tudo. Agora, com essa obra, a minha casa não enche mais e já posso caminhar por uma rua asfaltada”. O depoimento é da moradora Waldeci Barbosa, que mora na passagem Marinho há mais de 34 anos, bem próximo ao canal do Tucunduba, no bairro do Guamá. Assim como ela, outros moradores do entorno comemoram o início da pavimentação asfáltica de duas grandes pistas laterais, com 11,5 metros de largura cada uma, nas duas margens do canal.

Para quem vive há mais de trinta anos às margens do canal do Tucunduba, próximo à ponte da rua São Domingos, entre os bairros da Terra Firme e Guamá, em Belém, o sonho da urbanização na área passou a se tornar realidade com as obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), órgão responsável pela execução do projeto.

A aposentada Maria Luiza Ramos, 66, tem oito filhos e mora há 35 anos bem próximo do canal do Tucunduba. “Está ficando uma maravilha, olha só”, diz ela sorrindo e apontando para a larga avenida, aberta bem em frente a sua casa. “Antes isso aqui era tudo alagado, a gente vivia dentro da lama”, recorda a aposentada.

Os moradores acompanham de perto, desde janeiro deste ano, o trabalho do Governo do Estado de retomada das obras do Tucunduba, considerado um dos mais importantes projetos de saneamento integrado da capital paraense. “Atualmente, estamos iniciando o asfaltamento da pista da margem direita do canal, e também concluindo a terraplenagem e posterior início do asfaltamento da via da margem esquerda”, explica o engenheiro Sérgio Paixão, diretor de fiscalização da Sedop.

Além da abertura e pavimentação das pistas, as obras também contemplam a construção de calçadas para pedestres, ciclofaixas e a drenagem e dragagem do canal, com revestimento em placas de concreto das paredes laterais internas e a construção de três pontes de concreto e uma passarela metálica. Orçada em quase R$ 35 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal, essa etapa do projeto envolve uma área de cerca de 800 metros, no trecho que vai da rua São Domingos até a rua dos Mundurucus, e deve ser concluída no final deste ano.

Ponte da Celso Malcher

A retomada das obras do projeto Tucunduba inclui ainda uma segunda frente de serviço, responsável pela construção da nova ponte de concreto da rua Celso Malcher, no bairro da Terra Firme.

Cerca de quarenta estacas de sustentação, com seis metros cada, já foram cravadas nos dois lados do canal. Em seguida foram instaladas quatro vigas de coroamento, que formam a estrutura horizontal da nova ponte. Concluída esta etapa, o último passo será a colocação da base da ponte, chamada de tabuleiro. Com 29 metros de extensão e 11 metros de largura, a obra deve ser concluída até o final de julho.

Histórico

Mais de 250 mil pessoas vivem ao longo da Bacia do Tucunduba, considerada a segunda maior bacia hidrográfica da capital, que atravessa cinco bairros: Guamá, Universitário, Terra Firme, Canudos e Marco. O projeto de saneamento do Tucunduba é antigo, começou a ser executado em 1999, pela Prefeitura de Belém. O primeiro trecho, com 1,2 quilômetros entre a avenida Perimetral a rua São Domingos, foi inaugurado em 2004.

Em 2008, a execução do projeto passou a ser de responsabilidade do Governo do Estado. Mas, pela complexidade da obra, muitos ajustes tiveram que ser feitos no projeto, o que desacelerou o ritmo da obra. Após a realização de nova licitação pela Sedop, no ano passado, finalmente a segunda etapa do Projeto de Saneamento do Tucunduba foi retomada em janeiro deste ano e deve ser concluída em dezembro.

A terceira e última etapa do projeto está prevista para começar em 2017 e envolve uma área de 1,4 quilômetros, que vai da rua dos Mundurucus até a travessa Vileta, no bairro do Marco.