Nova ponte da Rua Celso Malcher já está liberada para o tráfego

Erguida sobre o canal do Igarapé do Tucunduba, a nova ponte de concreto construída pelo Governo do Estado na Rua Celso Malcher, no Bairro da Terra Firme, em Belém, já está liberada para o tráfego de veículos e pedestres, facilitando a vida de quem mora ou circula pelo bairro. Com 29 metros de comprimento e 11,25 metros de largura, a nova ponte também dispõe de duas faixas para travessia de pedestres.

Acompanhada de engenheiros e técnicos, a secretária Estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Noêmia Jacob, visitou o local na manhã desta sexta-feira (29). Apesar da liberação da ponte, a Sedop esclarece que ainda estão sendo executados alguns serviços complementares na área, como: instalação de guarda-corpo nas duas passagens de pedestres, construção de calçadas, meio-fio e de 150 metros de drenagem profunda nas proximidades da ponte, que permitirá a interligação com a tubulação da rede de drenagem de águas pluviais da Rua Celso Malcher, a ser construída pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).

“Mas nenhum desses serviços interfere na utilização da ponte por motoristas e pedestres, por isso ela já foi liberada, pois facilita a mobilidade de quem mora ou trabalha por aqui”, esclareceu o diretor de Fiscalização da Sedop, engenheiro Sérgio Paixão.

Para a estudante de pedagogia, Camila Oliveira, que trabalha como atendente em uma lanchonete próximo à travessia, foi um alívio ver a obra concluída antes do retorno às aulas, na próxima semana. “Agora vai melhorar muito porque desde que a obra começou, em janeiro, os ônibus não passavam mais aqui. Para ir pra faculdade era um transtorno. Agora com a ponte nova liberada, voltamos ao normal”, diz ela.

Educação e lazer

A Sedop também promoveu, durante toda a manhã desta sexta-feira, atividades de lazer e de educação ambiental para mais de 100 crianças que vivem no entorno das obras do Projeto Tucunduba. A ação foi realizada na quadra paroquial da Igreja São Domingos de Gusmão, no bairro da Terra Firme.

As crianças participaram de atividades artísticas, esportivas e muitas brincadeiras e jogos. O trabalho técnico-social foi coordenado pela Diretoria de Ações Comunitárias e contou com o apoio de uma equipe de pedagogos, professores de educação física, arte-educadores e assistentes sociais.