Sedop conclui recuperação da fechada e estrutura de casarão na Cidade Velha

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) já estabilizou a fachada e recuperou as esquadrias de madeira do casarão localizado na Rua Cametá, 107, no Bairro da Cidade Velha, em Belém. Construído há 90 anos, o casarão teve um desabamento parcial no final de janeiro deste ano. Na época, a Sedop providenciou o escoramento emergencial da estrutura e a colocação de tapume, a fim de proteger as pessoas que passavam pela área.

A obra no casarão foi iniciada após liberação, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do projeto de estabilização estrutural da fachada. Durante cinco meses foram feitos os serviços necessários para estabilizar e preservar a estrutura do prédio. Foi reconstruída a coluna que desabou e substituída outra que estava comprometida, conforme projeto do engenheiro calculista estrutural Antônio Jorge de Assunção Caldas.

“Estamos devolvendo à cidade a fachada do casarão recuperada, garantindo que a memória seja preservada”, destacou Noêmia Jacob, titular da Sedop. O prédio pertence à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Por Izabel Cunha