Items filtered by date: Outubro 2016
Menu

Items filtered by date: Outubro 2016

Arena Guilherme Paraense é inaugurada com celebração do esporte e da cultura paraense

O Pará ganhou, na noite desta sexta-feira (21), um dos mais modernos espaços esportivos do Brasil, a Arena Guilherme Paraense - Mangueirinho. A entrega do novo ginásio poliesportivo, localizado no complexo esportivo do Estádio Olímpico do Pará, o “Mangueirão”, em Belém, contou com a presença do governador Simão Jatene, da secretária de Esportes e Lazer, Renilce Nicodemos, representantes da família de Guilherme Paraense e a presença de um público empolgado com a nova praça esportiva.

A programação teve início por volta das 20h, com o descerramento da placa inaugural. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo em homenagem a ex-atletas paraenses de diversas modalidades e ao herói olímpico Guilherme Paraense (1884-1968), primeiro medalhista de ouro olímpico brasileiro, que deu nome à arena. O atleta integrou a primeira delegação brasileira a participar de uma Olimpíada, nos jogos da Antuérpia (Bélgica), em 1920. A equipe de tiro, formada por sete atletas, conquistou as medalhas de ouro, prata e bronze, levando o Brasil ao 15º lugar naqueles Jogos.

“Essa obra faz o resgate histórico de alguém que no nome tem a marca e o orgulho de ser paraense e, sem dúvida alguma, não era possível continuar sem que tivessemos nesse Estado algo que lembrasse a todos os jovens que, quem não tem história, não tem memória, não tem futuro”, afirmou o governador Simão Jatene.

“Para ser justo, todo e qualquer agradecimento feito em função dessa arena deve ser feito a cada um e a todos os paraenses, pois essa obra foi construída com o dinheiro do imposto que cada paraense paga. Eu, como governador, me sinto muito feliz de ter contribuído também para que essa obra se realizasse. Que recebam essa homenagem não do governo do Estado, mas de um povo que tem entre suas maiores riquezas a simplicidade e o seu amor pela sua terra”, acrescentou.

Familiares do esportista ficaram emocionados com o reconhecimento do governo do Estado. "A satisfação é muito grande de ver o Estado do Pará homenagear o meu pai. Já é a segunda vez que venho aqui. Na primeira, o governo concedeu uma medalha com o nome dele. Mas hoje, especialmente, bateu um pouco da saudade e estou muito emocionado. O povo paraense é quem realmente reconhece o que meu pai fez e estou muito feliz com esse reconhecimento", afirmou Oziris Paraense, filho do atleta olímpico.

A neta de Guilherme Paraense, também veio para a cerimônia. "Presenciar esse momento é muito importante. Como neta, sempre o vi como um avô comum, pois ele sempre foi uma pessoa simples e não comentava sobre esse grande feito para a história esportiva do país. Ele sempre dizia que a missão dele era representar bem o Brasil e isso ele fez muito bem", afirmou Cristiana Paraense.

O público também pode assistir a programações culturais como a apresentação da banda de música do Corpo de Bombeiros e alunos do projeto Escola da Vida, desenvolvido pela instituição; grupos de carimbó, o time do All Star Rodas, Grupo de São Caetano de Odivelas, além de grupos de hip hop, percussão e coral formados por alunos do Pro Paz e free style, em uma noite de grande celebração do esporte e da cultura paraense.

Para o presidente do Pro Paz, Jorge Bitencourt, a arena é mais do que uma obra, é um equipamento público transformador não só para a juventude da regiao metropolitana, mas para todo o Estado. “É importante para o esporte paraense com o seu papel transformador, com exemplos como a questão da disciplina. Estamos aqui com crianças que já trabalham com essa lógica nos polos, com atividades esportivas, mas também com a arte que podem usufruir dessa estrutura, pois a arena é multifuncional. Um empreendimento transformador para crianças, adolescentes e para o esporte paraense”, declarou.

Após os pronunciamentos oficiais e homenagens, foi a vez das seleções de campeões olímpicos brasileiros e paraense entrarem em quadra. Na escalação da equipe nacional, um time misto de atletas consagrados como Hélia Pinto (Fofão), Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Sandra Pires, Helbert Oliveira, Maurício Nóbrega, Felipe Raniery e Fabiola Pires. Já a equipe paraense, sob o comando do técnico Edílson “Mingau”, foi representada por Gerson Monte, Elizabeth Matos (Beth), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim, Camila Brandão e Jarbas Simões.

Estrutura - A obra do ginásio poliesportivo representa um investimento de R$ 94 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e teve início em 2013. O espaço é um dos mais modernos do Brasil, sendo o primeiro do Pará e um dos cinco do país completamente refrigerado. 

O espaço tem capacidade para cerca de 12 mil pessoas e uma estrutura que segue os padrões internacionais e todas as normas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As cadeiras das arquibancadas possuem tecnologia anti-fogo, mesmo material usado nos estádios brasileiros que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014.

A tecnologia também está presente no placar eletrônico multimídia de última geração, semelhante aos usados em partidas da NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. O equipamento está posicionado no centro da quadra, em forma circular, conferindo ao público uma visão completa de qualquer lugar da arena. 

O público pode usufruir de um sistema de internet via Wifi gratuito, por meio do programa Navega Pará, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa). A intenção do governo do Estado é ampliar a sua utilização não só para ações esportivas, mas para shows nacionais e internacionais, além de grandes eventos artísticos.

“Tenho certeza que essa arena é um lugar especial, não só para os atletas, mas para todos que possam usufruir dele. Um espaço confortável que deve receber grandes eventos esportivos e culturais”, comentou a secretária de esporte e lazer, Renilce Nicodemos.

A Arena dispõe ainda de sete vestiários, sendo dois masculinos, dois femininos, dois para pessoas com deficiências e um para árbitros. No local, estão disponíveis 24 banheiros (oito para pessoas com deficiência), oito bares/ lanchonetes, oito cabines de imprensa, dois elevadores, salas de serviço médico e segurança, 224 vagas no estacionamento, 11 guaritas de segurança, sistema de monitoramento com câmeras e quatro portões de acesso ao público.

Show – Além de atividades esportivas, o ginásio foi projetado para receber diferentes eventos como, por exemplo, shows musicais, já que também dispõe de um palco móvel. Esta possibilidade de uso poderá ser conferida durante a programação de inauguração que segue neste domingo (23), com um grande show de artistas paraenses, a partir das 18 horas. Será uma grande mistura de ritmos que vai do instrumental do pianista Paulo José Campos de Melo às batidas e “treme” do tecnobrega com Viviane Batidão, Fruto Sensual e Keila Gentil.

Também fazem parte do elenco de artistas Fafá de Belém, Pinduca, Chimbinha, Almirzinho Gabriel, Lia Sophia, Nilson Chaves, Liah Soares, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Edilson Moreno, Lucinha Bastos, Arthur Espíndola, Kim Marques, Arraial do Pavulagem, Andreia Pinheiro, Paulo André Barata, Mahrco Monteiro, Banda Xeiro Verde, Juninho Pop e Grupo de Dança Trilhas da Amazônia. O portões serão abertos a partir das 17 horas.

Também participaram da cerimônia de inauguração o senador Flexa Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alepa), Marcio Miranda; parlamentares; secretarios de Estado; Zequinha Marinho, vice-governador do Estado; o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro; a vice-prefeita de Belém, Karla Martins, além de autoridades locais e desportistas.

Por Lidiane Sousa

Read more...

Público vive a expectativa da inauguração da Arena Guilherme Paraense

Todos os ingressos para a inauguração da Arena Guilherme Paraense já foram distribuidos. A cerimônia acontece na próxima sexta-feira, 21, e a procura pelos ingressos foi grande desde ontem, 18. Somente na bilheteria do local, todos os 3 mil ingressos já foram retirados pelo público. O público também adquiriu ingressos nas cinco unidades do Pro Paz no Estado (UFPA, Ufra, Sacramenta, Mangueirão e Iesp, em Marituba). Cada um desses pólos ofereceu 200 ingressos.

A partir desta quinta-feira, 20, quatro mil ingressos serão distribuídos nas bilheterias do Mangueirinho somente para o show musical de domingo, 22. O horário de entrega será das 9 às 12h, e das 15 às 18h. Saiba mais sobre o show aqui.

Um dos privilegiados foi o aposentado Francisco Haroldo, 60 anos, na manhã desta quarta-feira, 19. “Estou ansioso para ver grandes eventos aqui”, disse. A expectativa do público paraense para conhecer o primeiro ginásio de padrão internacional do Estado é grande. É o caso do árbitro de futebol amador Paulo Henrique Aguiar, que vê na entrega da Arena Guilherme Paraense um marco para o esporte. “Não vejo a hora de entrar nesse ginásio e conferir de perto toda a beleza que eu vi nas fotos. Moro aqui em frente e vou passar a ser um frequentador do espaço”, disse o desportista.

As obras da Arena Guilherme Paraense, popularmente conhecida como “Mangueirinho”, mobilizaram mais de 900 operários. Muitos deles reforçam a expectativa da população paraense pela abertura do ginásio poliesportivo moderno e totalmente climatizado.

Leia mais - Arena Guilherme Paraense recebe últimos retoques antes da inauguração

Álvaro Souza, 68 anos, trabalhou na construção da arena durante um ano e agora só pensa em mostrar para os seus três netos o resultado do seu esforço. “Pintei a demarcação na quadra. Estou orgulhoso de ter ajudado a deixar pronto um ginásio tão bonito como esse”, declarou o pintor.

Já o operário Sandro Silva, 44 anos, dá os últimos retoques no acabamento do piso externo da arena. “É gratificante fazer uma obra desse tamanho para o povo do Pará. Quero vir aqui sempre que puder”, apontou.

Cerimônias - Dois eventos, com entrada gratuita, vão marcar a entrega do ginásio, que tem capacidade para quase 12 mil pessoas. Na sexta (21), os portões da Arena Guilherme Paraense serão abertos ao público às 18h30 para a realização de um jogo de vôlei entre a equipe Embaixadores do Esporte, formada por atletas brasileiros de renome internacional, e a seleção paraense com estrelas do vôlei do Pará.

Os atletas Hélia Pinto (Fofão), Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Sandra Pires, Helbert Oliveira, Maurício Nóbrega, Felipe Raniery e Fabiola Pires já confirmaram presença no jogo contra o time paraense, formado por Gerson Monte, Elizabeth Matos (Beth), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim, Camila Brandão e Jarbas Simões, que estarão sob o comando do técnico Edilson “Mingau”. No domingo (23), a partir das 18h, com a abertura dos portões às 17 horas, será realizado um grande show em tributo à cultura do Pará.

Segurança - Uma reunião na última terça-feira definiu o esquema de segurança para a inauguração do “Mangueirinho”. Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Belém vão atuar, tanto no dia 21, sexta-feira, quanto no domingo, 23. O coronel Fernando Oeiras, comandante do Batalhão de Polícia Eventos, estima que 150 policiais estarão em ação na inauguração da Arena Guilherme Paraense. Já o Corpo de Bombeiros apresentou um plano com 35 homens, um carro de combate a incêndio e uma ambulância de resgate. A Guarda Municipal vai trabalhar com um efetivo de 40 pessoas, sendo 20 em cada dia. A reunião foi realizada com a participação da diretora da Seel, Cláudia Moura.

Por Syanne Neno

 

Todos os ingressos para a inauguração da Arena Guilherme Paraense já foram distribuidos. A cerimônia acontece na próxima sexta-feira, 21, e a procura pelos ingressos foi grande desde ontem, 18. Somente na bilheteria do local, todos os 3 mil ingressos já foram retirados pelo público. O público também adquiriu ingressos nas cinco unidades do Pro Paz no Estado (UFPA, Ufra, Sacramenta, Mangueirão e Iesp, em Marituba). Cada um desses pólos ofereceu 200 ingressos.

A partir desta quinta-feira, 20, quatro mil ingressos serão distribuídos nas bilheterias do Mangueirinho somente para o show musical de domingo, 22. O horário de entrega será das 9 às 12h, e das 15 às 18h. Saiba mais sobre o show aqui.

Um dos privilegiados foi o aposentado Francisco Haroldo, 60 anos, na manhã desta quarta-feira, 19. “Estou ansioso para ver grandes eventos aqui”, disse. A expectativa do público paraense para conhecer o primeiro ginásio de padrão internacional do Estado é grande. É o caso do árbitro de futebol amador Paulo Henrique Aguiar, que vê na entrega da Arena Guilherme Paraense um marco para o esporte. “Não vejo a hora de entrar nesse ginásio e conferir de perto toda a beleza que eu vi nas fotos. Moro aqui em frente e vou passar a ser um frequentador do espaço”, disse o desportista.

As obras da Arena Guilherme Paraense, popularmente conhecida como “Mangueirinho”, mobilizaram mais de 900 operários. Muitos deles reforçam a expectativa da população paraense pela abertura do ginásio poliesportivo moderno e totalmente climatizado.

Leia mais - Arena Guilherme Paraense recebe últimos retoques antes da inauguração

Álvaro Souza, 68 anos, trabalhou na construção da arena durante um ano e agora só pensa em mostrar para os seus três netos o resultado do seu esforço. “Pintei a demarcação na quadra. Estou orgulhoso de ter ajudado a deixar pronto um ginásio tão bonito como esse”, declarou o pintor.

Já o operário Sandro Silva, 44 anos, dá os últimos retoques no acabamento do piso externo da arena. “É gratificante fazer uma obra desse tamanho para o povo do Pará. Quero vir aqui sempre que puder”, apontou.

Cerimônias - Dois eventos, com entrada gratuita, vão marcar a entrega do ginásio, que tem capacidade para quase 12 mil pessoas. Na sexta (21), os portões da Arena Guilherme Paraense serão abertos ao público às 18h30 para a realização de um jogo de vôlei entre a equipe Embaixadores do Esporte, formada por atletas brasileiros de renome internacional, e a seleção paraense com estrelas do vôlei do Pará.

Os atletas Hélia Pinto (Fofão), Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Sandra Pires, Helbert Oliveira, Maurício Nóbrega, Felipe Raniery e Fabiola Pires já confirmaram presença no jogo contra o time paraense, formado por Gerson Monte, Elizabeth Matos (Beth), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim, Camila Brandão e Jarbas Simões, que estarão sob o comando do técnico Edilson “Mingau”. No domingo (23), a partir das 18h, com a abertura dos portões às 17 horas, será realizado um grande show em tributo à cultura do Pará.

Segurança - Uma reunião na última terça-feira definiu o esquema de segurança para a inauguração do “Mangueirinho”. Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Belém vão atuar, tanto no dia 21, sexta-feira, quanto no domingo, 23. O coronel Fernando Oeiras, comandante do Batalhão de Polícia Eventos, estima que 150 policiais estarão em ação na inauguração da Arena Guilherme Paraense. Já o Corpo de Bombeiros apresentou um plano com 35 homens, um carro de combate a incêndio e uma ambulância de resgate. A Guarda Municipal vai trabalhar com um efetivo de 40 pessoas, sendo 20 em cada dia. A reunião foi realizada com a participação da diretora da Seel, Cláudia Moura.

Por Syanne Neno

 

 

Read more...

Jatene anuncia inauguração e nome oficial do Mangueirinho

O Pará contará, a partir desta sexta-feira (21), com um ginásio poliesportivo de padrão internacional, um dos mais modernos do Brasil: a Arena Guilherme Paraense, já conhecida como Mangueirinho, por se localizar na área do Estádio Olímpico, o Mangueirão. O anúncio do nome oficial e da data de inauguração foi feito pelo governador Simão Jatene, nesta segunda-feira (17), em redes sociais, em especial o Facebook.

Dois eventos, com entrada gratuita, vão marcar a entrega do ginásio, que tem capacidade para quase 12 mil pessoas. No próprio dia 21 (sexta), a partir das 19 horas, haverá um jogo de vôlei entre atletas paraenses e campeões olímpicos brasileiros, como Dante, Maurício e Marcelo Negrão; no dia 23 (domingo), show com artistas paraenses de diversos gêneros, como Fafá de Belém, Paulo José Campos de Melo, Liah Soares e Viviane Batidão.

Por se tratar de um equipamento público multiuso, permitindo a realização de eventos esportivos e culturais, o espaço será chamado de Arena, como ocorre em locais semelhantes no País. Já a denominação faz justiça à memória de um atleta que carrega a naturalidade no próprio nome e tem importância singular na história dos esportes. Nascido em Belém, tenente-coronel do Exército, pentacampeão nacional de tiro ao alvo, Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a ganhar medalha de ouro na história das Olimpíadas, nos Jogos da Antuérpia, em 1920. “Nós estamos atendendo sugestões que foram feitas na página do Governo e na minha página. Achamos merecida essa homenagem”, disse o governador em sua postagem.

Ao finalizar o pronunciamento, o governador Simão Jatene falou da sua expectativa para o futuro da Arena Guilherme Paraense: “O meu desejo é que isso não seja apenas um espaço para a realização de esporte e de espetáculos artísticos. Mas que seja um espaço para a criação de sonhos. Sonhos que muitas vezes começam na arquibancada e terminam nas quadras, e terminam nos palcos”.

ACESSIBILIDADE

A Arena Guilherme Paraense recebeu financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A obra segue os padrões internacionais de infraestrutura, com capacidade para receber 11.970 pessoas e uma composição com garantia de acessibilidade: rampas, banheiros adaptados para portadores de deficiência, vestiários e espaço reservado na arquibancada (247 lugares).

O ginásio, construído dentro do complexo esportivo do Mangueirão, também será o primeiro do Estado completamente refrigerado, com placar eletrônico de última geração e cadeiras antifogo, mesmo material usado nos estádios brasileiros que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014. Também haverá bares, restaurantes, banheiros, dois elevadores e oito cabines de imprensa. Em breve, o público ainda poderá usufruir de sistema de internet via wifi gratuito, por meio do programa Navega Pará, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), que está implementando o serviço.

A intenção do governo é ampliar a utilização do espaço não só para ações esportivas, mas para shows e grandes eventos. O entorno do ginásio poliesportivo também recebeu obras de melhorias de urbanização, como gradil em torno do espaço, gramado, projeto paisagístico, sinalização e estacionamento com capacidade para 224 vagas. O projeto conta, ainda, com uma pista lateral para facilitar o trânsito em dias de evento. O projeto integral também contempla um espaço de convivência que será construído em uma área localizada na lateral do ginásio, por trás do prédio do Planetário.

Os ingressos para os dois eventos de inauguração já estão disponíveis nos polos do Pro Paz e no Mangueirinho. Na sexta (21), a inauguração está marcada para as 17h, sendo realizada em seguida o jogo de vôlei entre a equipe Embaixadores do Esporte, formada por atletas brasileiros de renome internacional, e a seleção paraense com estrelas do vôlei do Pará. Os atletas Marcelo Negrão, Maurício, Nalbert, Dante, Sandra Pires e Hélia Pinto (Fofão) já confirmaram presença no jogo contra o time paraense, formado por Helbert Oliveira (Papa-Léguas), Alex Raposo, Marcelo Seixas (Papinha), Gerson Monte, Elisabeth Matos (Beth), Marcelo Santos, Mateus Malta, João Matheus, João Salim e Jarbas Simões, que estarão sob a tutela do técnico Edilson “Mingau”.

SHOW

No domingo, a partir das 18h, será realizado um grande show em tributo à cultura do Pará. Estão confirmadas as seguintes atrações: Fafá de Belém, Pinduca, Chimbinha, Almirzinho Gabriel, Keila Gentil, Lia Sophia, Nilson Chaves, Liah Soares, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Edilson Moreno, Lucinha Bastos, Arthur Espíndola, Kim Marques, Arraial do Pavulagem, Andreia Pinheiro, Paulo José Campos de Melo, Paulo André Barata, Banda Fruto Sensual, Mahrco Monteiro, Banda Xeiro Verde, Viviane Batidão, Juninho Pop e Grupo de Dança Trilhas da Amazônia.

HOMENAGEM

Guilherme Paraense (1884-1968) é um herói nacional. Integrou a primeira delegação brasileira a participar de uma Olimpíada, na edição dos VII Jogos Olímpicos de Verão da Antuérpia (Bélgica), em 1920. A equipe de tiro, formada por sete atletas, conquistou as medalhas de ouro, prata e bronze, levando o Brasil ao 15º lugar naqueles Jogos. Guilherme subiu ao lugar mais alto do pódio, com o ouro inédito.

Quando viajou com a delegação brasileira para a Antuérpia, Guilherme Paraense já era tetracampeão brasileiro de tiro e depois do feito ainda se consagrou campeão nacional pela quinta vez. Também fora campeão sulamericano e fundara o Revólver Clube, no Rio de Janeiro.

Ao voltar das Olimpíadas, consagrado pelo ouro, Guilherme Paraense foi ovacionado pelo público, condecorado pelo então presidente da República Café Filho e seguiu recebendo homenagens, mesmo após sua morte, em 18 de abril de 1968, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, onde morou desde os 5 anos, sem nunca ter perdido os laços com o Pará.

O atleta paraense também empresta o nome, desde 1989, ao Polígono de Tiro Tenente Guilherme Paraense da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Ali o Exército promove, anualmente, uma competição também denominada Guilherme Paraense, válida para o calendário nacional de tiro esportivo.

O primeiro brasileiro a conquistar o ouro olímpico voltou a ser homenageado nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, com um selo especial. Recentemente, o Comitê Olímpico Brasileiro incluiu, em 2013 e 2014, o revólver Colt usado por Guilherme Paraense em 1920 na exposição interativa “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, que serviu de aquecimento para as Olimpíadas de 2016.

Curiosamente, somente este ano, nos Jogos do Rio, um atleta brasileiro voltou a conquistar medalha olímpica no tiro esportivo: Felipe Wu obteve a prata.

Até hoje, além de pioneiro, Guilherme Paraense foi o único brasileiro a ganhar o ouro nesta modalidade.

Por Governo do Estado do Pará

Read more...
Subscribe to this RSS feed

Institucional

Acessibilidade

Imprensa

Interno

Telefone

  • Geral
  • 3183-0020

tüvtürk randevuYouJizz