Items filtered by date: Agosto 2017
Menu

Items filtered by date: Agosto 2017

Cinco municípios se unem para resolver destinação de lixo

Representantes de cinco municípios das regiões Metropolitana de Belém – Santa Izabel do Pará e Castanhal – e nordeste do Estado – Santa Maria do Pará, São Francisco do Pará e Inhangapi -, vão colocar em prática uma experiência pioneira no Pará: a criação do primeiro consórcio intermunicipal sobre gestão de resíduos sólidos, que poderá servir de modelo para outras regiões. O objetivo é resolver de forma responsável e compartilhada um dos maiores desafios dos municípios: a coleta e destinação final do lixo. As cinco prefeituras vão definir uma área adequada para instalar um aterro sanitário comum.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Pública (Sedop), os secretários municipais de Meio Ambiente e assessores jurídicos das prefeituras se reuniram nesta quarta-feira (09) em Belém, no auditório da Sedop, para aprovação do protocolo de intenções que cria o consórcio. “O assunto é de extrema urgência para todos os municípios. Não creio que teremos dificuldades para sensibilizar os vereadores sobre a aprovação desse documento”, ressaltou Egilásio Feitosa, prefeito de Inhangapi e presidente da Associação dos Municípios do Nordeste Paraense (Amunep).

O próximo passo será a assinatura do protocolo de intenções pelos cinco prefeitos, em um evento público no próximo dia 24, em Santa Maria do Pará, a 105 km de Belém. A última etapa é levar o documento às Câmaras Municipais, para debate e aprovação. Com o aval dos vereadores, o município se habilita à constituição de consórcio, com CNPJ apto à captação de recursos, conforme previsto em lei.

Histórico - A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) é uma responsabilidade dos municípios, mas o Estado, por intermédio da Sedop, oferece apoio técnico às prefeituras, com base no artigo 19 da Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os municípios precisam concluir seus planos para que possam captar recursos destinados à execução de projetos, programas e obras no âmbito do saneamento básico.

Segundo Ingrid Souza, diretora de Política Setorial da Sedop, 48 municípios já elaboraram os planos municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; 33 concluíram o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), em parceria com a Sedop e Funasa (Fundação Nacional de Saúde), e 09 municípios têm o Plano Diretor de Água e Esgoto, feito com apoio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Por Marlicy Bemerguy

Read more...
Subscribe to this RSS feed

Institucional

Acessibilidade

Imprensa

Interno

Telefone

  • Geral
  • 3183-0020

tüvtürk randevuYouJizz